Existem muitos desafios de RH para empresas iniciantes, incluindo recrutamento, estabelecimento de políticas, obtenção de adesão da administração, contratação de funcionários, demissão de funcionários com baixo desempenho e muito mais. Embora muitos desses desafios ocorram independentemente de sua empresa ser uma startup ou não, é importante entender o desafio único que cada um deles apresenta para uma nova empresa e por que eles são importantes. Alguns desafios comuns de RH em empresas iniciantes incluem:
Moral dos funcionários
Manter os funcionários felizes em seu trabalho é um dos maiores desafios de RH, esteja você comandando uma startup ou qualquer outro tipo de organização. Criar um ambiente onde os funcionários desejam trabalhar ajuda a manter o moral dos funcionários. O RH pode auxiliar na criação de um ótimo ambiente de trabalho, estabelecendo políticas que promovam a confiança entre funcionários e empregadores, criando uma cultura onde os funcionários se sintam confortáveis em conversas abertas e honestas. Vale a pena o tempo e o investimento para garantir que seus funcionários fiquem felizes – funcionários felizes são 20–37% mais produtivos do que os infelizes.
Como as startups geralmente investem tanto em iniciar seus negócios da maneira certa e se concentram na produção, elas não percebem ou investem tempo no desempenho dos funcionários. Quando os funcionários não se sentem valorizados ou reconhecidos por seus esforços, o engajamento diminui e eles logo procuram outro emprego. Portanto, é importante prestar atenção nas pessoas e construir valores e objetivos em torno delas.
Algumas empresas empregaram métodos não tradicionais de aumentar o envolvimento, a satisfação e a felicidade dos funcionários usando entrevistas em vídeo, modernizando seus sites, permitindo que os funcionários tenham folgas, oferecendo mentoria, livrando-se de cargos, criando posições personalizadas , proporcionando benefícios para a saúde e permitindo um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional com horários flexíveis. Embora todas essas estratégias possam não funcionar para sua empresa, não se deve ignorar a descoberta de práticas-chave que tornam a vida profissional melhor para os funcionários, e o RH pode ajudar.
Obtendo a adesão da gerência
O RH costuma ser considerado uma despesa desnecessária e as startups costumam pensar que são muito pequenas para se preocupar com a conformidade do RH. Algumas empresas querem que o RH fique fora dos processos e se concentre nas contratações. Em cada um desses casos, o RH tem a responsabilidade de se definir na função que desempenha e no valor que trazem para a empresa.
Estabelecendo Políticas e Processos da Empresa
Um erro comum de RH em empresas iniciantes é ter a mentalidade de “pequeno demais para importar”. Eles acreditam que os problemas podem ser resolvidos quando surgirem, mas não precisam ser definidos de antemão. Mas deixar de delinear políticas e procedimentos falha e pedir conformidade assinada para dar aos funcionários um lugar a quem recorrer quando precisarem de um padrão de conduta empresarial, sem delinear políticas e procedimentos, cria confusão.
Estabelecendo a cultura da empresa
Muitas empresas novas permitem que a cultura de sua empresa se forme sozinha. No entanto, essa é uma decisão ruim porque pode desenvolver uma cultura que você não deseja em sua empresa. Uma cultura empresarial pobre pode ser prejudicial para o sucesso de toda a organização .
Contratação de funcionários
As startups costumam contratar pessoas em sua rede pessoal, o que leva a processos informais de contratação e integração mínima. No entanto, conforme você cresce e contrata novos funcionários, isso pode parecer pouco profissional, pois não orienta os novos funcionários. A cultura e os valores da empresa são negligenciados e sua empresa pode ganhar uma má reputação por suas práticas de contratação se você deixar de integrar corretamente. Isso indica aos funcionários que sua organização é desorganizada e não vale seu tempo.

Funcionários e treinamento
Quando você está apenas começando sua startup, pode ficar sem recursos e abrir mão do treinamento de funcionários. Embora seja necessário tempo e recursos para treinar funcionários, deixar de fazê-lo pode ser ainda mais caro. A IBM conduziu um estudo e descobriu que os funcionários têm uma probabilidade 12 vezes maior de pedir demissão se não estiverem recebendo o treinamento e o desenvolvimento de que precisam. Considerando que o custo da contratação de um novo funcionário para substituir um antigo pode chegar a 30% do salário do cargo , não é um custo a ser considerado levianamente. A capacidade do RH de fornecer treinamento em startups é um ativo que você não deve esquecer se quiser contratar e manter um grande talento de funcionários.
Fornecendo Feedback aos Funcionários
Deixar de fornecer feedback, mesmo em uma inicialização, levará rapidamente a seus negócios em problemas. Receber e transmitir feedback positivo e negativo permite que os funcionários vejam o que estão fazendo bem e onde precisam melhorar. Isso melhora sua eficácia e reduz a necessidade de demitir funcionários de baixo desempenho no futuro.
Documentando o desempenho
Em uma cultura de inicialização rápida, a documentação muitas vezes cai no esquecimento e é esquecida – isto é, até que uma informação necessária não seja encontrada em lugar nenhum. Esses pequenos descuidos se somam e podem levar você a sérios problemas legais.
Retenção de funcionários
Existem muitos desafios de RH que as empresas iniciantes enfrentam quando se trata de retenção de funcionários. Um dos maiores desafios é que os funcionários de startups tendem a ter um equilíbrio muito ruim entre vida pessoal e profissional. Portanto, depois de desenvolver novas habilidades em um ritmo rápido à medida que a startup cresce, alguns funcionários usam essas habilidades para conseguir novos cargos em uma organização com melhores opções de estilo de vida. Outro desafio para as startups é manter os funcionários alinhados com a visão da sua empresa . Muitos funcionários são movidos por um propósito e precisam ver seu propósito alinhado com as metas da empresa para sentir que seu trabalho é valioso.
Funcionários e demissão
Às vezes, você chega a um ponto em que precisa dispensar um funcionário. Em pequenas empresas onde os funcionários estão próximos, isso pode ser mais difícil e desconfortável. No entanto, manter funcionários tóxicos prejudicará sua empresa e ignorar o problema não o fará desaparecer.
Estratégias e soluções de RH para startups
Felizmente, para cada desafio de RH que as empresas iniciantes enfrentam, há uma solução que ajudará sua empresa a ter sucesso. O papel do RH nas startups é vital para o sucesso e implementação de cada uma dessas soluções.
Gestão
Uma vez que a adesão da administração para despesas de RH pode ser um desafio em empresas iniciantes, os departamentos de RH precisam explicar por que são importantes e valiosos para a administração. Antes de obter a adesão da administração, o RH precisa estabelecer um plano sólido sobre quais mudanças precisam ocorrer e como esse plano será executado com dados para respaldar suas reivindicações. Este plano também deve estar alinhado com os objetivos da empresa de curto e longo prazo. Apresentar informações dessa forma com um plano sólido para apoiá-las é uma ótima maneira de obter a adesão da administração.
Leia nossos artigos relacionados:
- Por que RH para startups é uma coisa boa
- Princípios fundamentais de recursos humanos que você precisa saber
- Os principais desafios de RH em empresas iniciantes
- Desafios e erros comuns de RH em empresas iniciantes
- Lista de verificação passo a passo do departamento de RH para startups
- Recursos humanos para startups: o que você precisa saber
Políticas e procedimentos
Uma empresa em crescimento tem um plano de negócios, missão, metas e até procedimentos de trabalho cuidadosamente detalhados – por que você não iria querer investir no estabelecimento de políticas da empresa para os funcionários também? A definição de políticas e procedimentos pode ajudar a eliminar muitas confusões e manter as práticas comerciais coesas. Detalhar políticas e procedimentos não precisa ser muito longo – um livreto simples que detalha o comportamento, as políticas e as expectativas de desempenho dos funcionários é suficiente.
Cultura da empresa
Quer você faça isso intencionalmente ou não, sua empresa desenvolverá uma cultura própria. Avalie como é a sua cultura atualmente e defina a cultura da empresa que você deseja. Concentre-se na contratação de pessoas que emulem sua cultura desejada e escolham os valores da empresa que sejam autênticos em sua cultura. Depois de definir seus valores essenciais, não fale apenas da boca para fora; esforce-se para emular esses valores nas atividades diárias da empresa e nos procedimentos de contratação. Descreva os valores, missão e visão da empresa para garantir o sucesso desde o primeiro dia.
Contratando em empresas iniciantes
As startups têm recursos limitados e não podem se dar ao luxo de brincar durante o processo de contratação. Quando você tem recursos limitados, precisa das melhores pessoas para o trabalho que possam contribuir efetivamente para o seu negócio em crescimento. Um bom departamento de RH ajudará você a contratar os funcionários certos e garantir que eles tenham uma ótima primeira impressão da empresa, com procedimentos de integração estruturados .
Contratar pode parecer fácil hoje em dia com nosso acesso às mídias sociais e recursos de contratação, mas sem um plano de contratação sólido e de longo prazo, você não encontrará as pessoas certas para o trabalho. Uma estratégia de RH não apenas o ajudará a encontrar os funcionários certos, mas também o ajudará a encontrar o talento certo e a pagar a eles uma renda adequada .
Treinamento
As startups precisam estabelecer um plano de treinamento para as novas contratações e funcionários estabelecidos, especialmente à medida que a empresa cresce. Felizmente, o treinamento não precisa custar muito. Estabelecer um programa interno de mentoria, treinamento cruzado, incentivar a participação em conferências e compartilhar ideias e informações são ótimas maneiras de fazer com que os funcionários aprendam e cresçam enquanto trabalham para a sua organização.
Para os novos funcionários, ajudá-los a entender seu papel dentro de seu departamento, ensinando-lhes as diretrizes e políticas da empresa e dando-lhes tempo para se sentirem confortáveis ao usar seus equipamentos são tarefas críticas que o RH pode realizar em uma startup. Também é essencial garantir que eles recebam treinamento específico para seu cargo, seja vendas, TI ou atendimento ao cliente.
Comentários
Uma das funções do RH em uma startup é fornecer um meio para que os funcionários expressem reclamações, insatisfações e opiniões. Os funcionários precisam sentir que seu feedback é ouvido e considerado. Determine que tipo de feedback é importante para sua organização e use uma variedade de ferramentas para coletá-lo. Isso pode incluir Formulários Google, discussões individuais e reuniões. Mostre aos funcionários que você valoriza todos os seus feedbacks, tanto positivos quanto negativos.
Retenção
Já mencionamos como o treinamento de seus funcionários pode ajudá-lo a reter os melhores talentos, mas existem outras maneiras de incentivá-los a permanecer na empresa por um longo prazo. Algumas das melhores maneiras de manter os funcionários são demonstrando respeito, dando-lhes responsabilidades adicionais significativas, oferecendo recompensas que não são monetárias, concedendo folgas generosas e vinculando o desempenho da empresa a incentivos monetários para seus funcionários. Coisas como oferecer ações na empresa podem ser especialmente úteis para startups, porque dão a seus funcionários um interesse pessoal no sucesso da empresa.
Demissão
Se você já reservou um tempo para identificar e comunicar quaisquer problemas de desempenho com o funcionário e a situação não melhorou, provavelmente é hora de encerrar o emprego. A demissão de um funcionário deve ser totalmente documentada e deve ser um processo objetivo e baseado no desempenho. Não deixe que o disparo seja uma surpresa. Sempre avise antes da rescisão e dê ao funcionário a chance de corrigir seu comportamento ou ações. Pode ser que o funcionário não soubesse que ele estava fazendo algo errado. Manter registros detalhados de avisos durante o processo permitirá que você defenda sua posição, se necessário.
RH centrado no funcionário

A cara do RH está mudando. Não se trata apenas de seguir regras e regulamentos, mas também de maximizar o uso de seu pessoal e criar um ótimo ambiente de trabalho. As soluções de RH para startups resolvem desafios evoluindo e fazendo ajustes conforme a empresa se desenvolve. Contratação inovadora, atração de bons talentos, incentivo ao trabalho em equipe, celebração de marcos e agradecimento aos funcionários por seu trabalho são maneiras pelas quais seu departamento de RH pode superar os desafios de RH em empresas iniciantes e dar a você uma vantagem sobre a concorrência.
Abrir uma empresa consome tempo, mas conhecer as estratégias de RH para startups e colocá-las em prática pode tornar isso mais fácil. Agora que você entende o papel do RH nas startups, defina um plano para estabelecer seu próprio departamento de RH e dar à sua startup a vantagem necessária para ter sucesso.
Precisando de ajuda? Conheça nosso serviço de “Apoio Jurídico ao RH”, com ele te ajudaremos com:
- Notificações e advertências de funcionários
- Cálculo de Folha
- Acordos Trabalhistas
- Benefícios Concedidos
- Representação Sindical
- Supervisão nos processos de admissão e demissão
Clique aqui e entre em contato.