Desafios e erros comuns de RH em empresas iniciantes

Existem muitos desafios de RH para empresas iniciantes, incluindo recrutamento, estabelecimento de políticas, obtenção de adesão da administração, contratação de funcionários, demissão de funcionários com baixo desempenho e muito mais. Embora muitos desses desafios ocorram independentemente de sua empresa ser uma startup ou não, é importante entender o desafio único que cada um deles apresenta para uma nova empresa e por que eles são importantes. Alguns desafios comuns de RH em empresas iniciantes incluem:

Moral dos funcionários

Manter os funcionários felizes em seu trabalho é um dos maiores desafios de RH, esteja você comandando uma startup ou qualquer outro tipo de organização. Criar um ambiente onde os funcionários desejam trabalhar ajuda a manter o moral dos funcionários. O RH pode auxiliar na criação de um ótimo ambiente de trabalho, estabelecendo políticas que promovam a confiança entre funcionários e empregadores, criando uma cultura onde os funcionários se sintam confortáveis em conversas abertas e honestas. Vale a pena o tempo e o investimento para garantir que seus funcionários fiquem felizes – funcionários felizes são 20–37% mais produtivos do que os infelizes.

Como as startups geralmente investem tanto em iniciar seus negócios da maneira certa e se concentram na produção, elas não percebem ou investem tempo no desempenho dos funcionários. Quando os funcionários não se sentem valorizados ou reconhecidos por seus esforços, o engajamento diminui e eles logo procuram outro emprego. Portanto, é importante prestar atenção nas pessoas e construir valores e objetivos em torno delas.

Algumas empresas empregaram métodos não tradicionais de aumentar o envolvimento, a satisfação e a felicidade dos funcionários usando entrevistas em vídeo, modernizando seus sites, permitindo que os funcionários tenham folgas, oferecendo mentoria, livrando-se de cargos, criando posições personalizadas , proporcionando benefícios para a saúde e permitindo um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional com horários flexíveis. Embora todas essas estratégias possam não funcionar para sua empresa, não se deve ignorar a descoberta de práticas-chave que tornam a vida profissional melhor para os funcionários, e o RH pode ajudar.

Obtendo a adesão da gerência

O RH costuma ser considerado uma despesa desnecessária e as startups costumam pensar que são muito pequenas para se preocupar com a conformidade do RH. Algumas empresas querem que o RH fique fora dos processos e se concentre nas contratações. Em cada um desses casos, o RH tem a responsabilidade de se definir na função que desempenha e no valor que trazem para a empresa.

Estabelecendo Políticas e Processos da Empresa

Um erro comum de RH em empresas iniciantes é ter a mentalidade de “pequeno demais para importar”. Eles acreditam que os problemas podem ser resolvidos quando surgirem, mas não precisam ser definidos de antemão. Mas deixar de delinear políticas e procedimentos falha e pedir conformidade assinada para dar aos funcionários um lugar a quem recorrer quando precisarem de um padrão de conduta empresarial, sem delinear políticas e procedimentos, cria confusão.

Estabelecendo a cultura da empresa

Muitas empresas novas permitem que a cultura de sua empresa se forme sozinha. No entanto, essa é uma decisão ruim porque pode desenvolver uma cultura que você não deseja em sua empresa. Uma cultura empresarial pobre pode ser prejudicial para o sucesso de toda a organização .

Contratação de funcionários

As startups costumam contratar pessoas em sua rede pessoal, o que leva a processos informais de contratação e integração mínima. No entanto, conforme você cresce e contrata novos funcionários, isso pode parecer pouco profissional, pois não orienta os novos funcionários. A cultura e os valores da empresa são negligenciados e sua empresa pode ganhar uma má reputação por suas práticas de contratação se você deixar de integrar corretamente. Isso indica aos funcionários que sua organização é desorganizada e não vale seu tempo.

RH para startups
Desafios no RH para startups

Funcionários e treinamento

Quando você está apenas começando sua startup, pode ficar sem recursos e abrir mão do treinamento de funcionários. Embora seja necessário tempo e recursos para treinar funcionários, deixar de fazê-lo pode ser ainda mais caro. A IBM conduziu um estudo e descobriu que os funcionários têm uma probabilidade 12 vezes maior de pedir demissão se não estiverem recebendo o treinamento e o desenvolvimento de que precisam. Considerando que o custo da contratação de um novo funcionário para substituir um antigo pode chegar a 30% do salário do cargo , não é um custo a ser considerado levianamente. A capacidade do RH de fornecer treinamento em startups é um ativo que você não deve esquecer se quiser contratar e manter um grande talento de funcionários.

Fornecendo Feedback aos Funcionários

Deixar de fornecer feedback, mesmo em uma inicialização, levará rapidamente a seus negócios em problemas. Receber e transmitir feedback positivo e negativo permite que os funcionários vejam o que estão fazendo bem e onde precisam melhorar. Isso melhora sua eficácia e reduz a necessidade de demitir funcionários de baixo desempenho no futuro.

Documentando o desempenho

Em uma cultura de inicialização rápida, a documentação muitas vezes cai no esquecimento e é esquecida – isto é, até que uma informação necessária não seja encontrada em lugar nenhum. Esses pequenos descuidos se somam e podem levar você a sérios problemas legais.

Retenção de funcionários

Existem muitos desafios de RH que as empresas iniciantes enfrentam quando se trata de retenção de funcionários. Um dos maiores desafios é que os funcionários de startups tendem a ter um equilíbrio muito ruim entre vida pessoal e profissional. Portanto, depois de desenvolver novas habilidades em um ritmo rápido à medida que a startup cresce, alguns funcionários usam essas habilidades para conseguir novos cargos em uma organização com melhores opções de estilo de vida. Outro desafio para as startups é manter os funcionários alinhados com a visão da sua empresa . Muitos funcionários são movidos por um propósito e precisam ver seu propósito alinhado com as metas da empresa para sentir que seu trabalho é valioso.

Funcionários e demissão

Às vezes, você chega a um ponto em que precisa dispensar um funcionário. Em pequenas empresas onde os funcionários estão próximos, isso pode ser mais difícil e desconfortável. No entanto, manter funcionários tóxicos prejudicará sua empresa e ignorar o problema não o fará desaparecer.

Estratégias e soluções de RH para startups

Felizmente, para cada desafio de RH que as empresas iniciantes enfrentam, há uma solução que ajudará sua empresa a ter sucesso. O papel do RH nas startups é vital para o sucesso e implementação de cada uma dessas soluções.

Gestão

Uma vez que a adesão da administração para despesas de RH pode ser um desafio em empresas iniciantes, os departamentos de RH precisam explicar por que são importantes e valiosos para a administração. Antes de obter a adesão da administração, o RH precisa estabelecer um plano sólido sobre quais mudanças precisam ocorrer e como esse plano será executado com dados para respaldar suas reivindicações. Este plano também deve estar alinhado com os objetivos da empresa de curto e longo prazo. Apresentar informações dessa forma com um plano sólido para apoiá-las é uma ótima maneira de obter a adesão da administração.

Leia nossos artigos relacionados:

  • Por que RH para startups é uma coisa boa
  • Princípios fundamentais de recursos humanos que você precisa saber
  • Os principais desafios de RH em empresas iniciantes
  • Desafios e erros comuns de RH em empresas iniciantes
  • Lista de verificação passo a passo do departamento de RH para startups
  • Recursos humanos para startups: o que você precisa saber

Políticas e procedimentos

Uma empresa em crescimento tem um plano de negócios, missão, metas e até procedimentos de trabalho cuidadosamente detalhados – por que você não iria querer investir no estabelecimento de políticas da empresa para os funcionários também? A definição de políticas e procedimentos pode ajudar a eliminar muitas confusões e manter as práticas comerciais coesas. Detalhar políticas e procedimentos não precisa ser muito longo – um livreto simples que detalha o comportamento, as políticas e as expectativas de desempenho dos funcionários é suficiente.

Cultura da empresa

Quer você faça isso intencionalmente ou não, sua empresa desenvolverá uma cultura própria. Avalie como é a sua cultura atualmente e defina a cultura da empresa que você deseja. Concentre-se na contratação de pessoas que emulem sua cultura desejada e escolham os valores da empresa que sejam autênticos em sua cultura. Depois de definir seus valores essenciais, não fale apenas da boca para fora; esforce-se para emular esses valores nas atividades diárias da empresa e nos procedimentos de contratação. Descreva os valores, missão e visão da empresa para garantir o sucesso desde o primeiro dia.

Contratando em empresas iniciantes

As startups têm recursos limitados e não podem se dar ao luxo de brincar durante o processo de contratação. Quando você tem recursos limitados, precisa das melhores pessoas para o trabalho que possam contribuir efetivamente para o seu negócio em crescimento. Um bom departamento de RH ajudará você a contratar os funcionários certos e garantir que eles tenham uma ótima primeira impressão da empresa, com procedimentos de integração estruturados .

Contratar pode parecer fácil hoje em dia com nosso acesso às mídias sociais e recursos de contratação, mas sem um plano de contratação sólido e de longo prazo, você não encontrará as pessoas certas para o trabalho. Uma estratégia de RH não apenas o ajudará a encontrar os funcionários certos, mas também o ajudará a encontrar o talento certo e a pagar a eles uma renda adequada .

Treinamento

As startups precisam estabelecer um plano de treinamento para as novas contratações e funcionários estabelecidos, especialmente à medida que a empresa cresce. Felizmente, o treinamento não precisa custar muito. Estabelecer um programa interno de mentoria, treinamento cruzado, incentivar a participação em conferências e compartilhar ideias e informações são ótimas maneiras de fazer com que os funcionários aprendam e cresçam enquanto trabalham para a sua organização.

Para os novos funcionários, ajudá-los a entender seu papel dentro de seu departamento, ensinando-lhes as diretrizes e políticas da empresa e dando-lhes tempo para se sentirem confortáveis ao usar seus equipamentos são tarefas críticas que o RH pode realizar em uma startup. Também é essencial garantir que eles recebam treinamento específico para seu cargo, seja vendas, TI ou atendimento ao cliente. 

Comentários

Uma das funções do RH em uma startup é fornecer um meio para que os funcionários expressem reclamações, insatisfações e opiniões. Os funcionários precisam sentir que seu feedback é ouvido e considerado. Determine que tipo de feedback é importante para sua organização e use uma variedade de ferramentas para coletá-lo. Isso pode incluir Formulários Google, discussões individuais e reuniões. Mostre aos funcionários que você valoriza todos os seus feedbacks, tanto positivos quanto negativos.

Retenção

Já mencionamos como o treinamento de seus funcionários pode ajudá-lo a reter os melhores talentos, mas existem outras maneiras de incentivá-los a permanecer na empresa por um longo prazo. Algumas das melhores maneiras de manter os funcionários são demonstrando respeito, dando-lhes responsabilidades adicionais significativas, oferecendo recompensas que não são monetárias, concedendo folgas generosas e vinculando o desempenho da empresa a incentivos monetários para seus funcionários. Coisas como oferecer ações na empresa podem ser especialmente úteis para startups, porque dão a seus funcionários um interesse pessoal no sucesso da empresa.

Demissão

Se você já reservou um tempo para identificar e comunicar quaisquer problemas de desempenho com o funcionário e a situação não melhorou, provavelmente é hora de encerrar o emprego. A demissão de um funcionário deve ser totalmente documentada e deve ser um processo objetivo e baseado no desempenho. Não deixe que o disparo seja uma surpresa. Sempre avise antes da rescisão e dê ao funcionário a chance de corrigir seu comportamento ou ações. Pode ser que o funcionário não soubesse que ele estava fazendo algo errado. Manter registros detalhados de avisos durante o processo permitirá que você defenda sua posição, se necessário.

RH centrado no funcionário

desafios RH startups
RH para startups

A cara do RH está mudando. Não se trata apenas de seguir regras e regulamentos, mas também de maximizar o uso de seu pessoal e criar um ótimo ambiente de trabalho. As soluções de RH para startups resolvem desafios evoluindo e fazendo ajustes conforme a empresa se desenvolve. Contratação inovadora, atração de bons talentos, incentivo ao trabalho em equipe, celebração de marcos e agradecimento aos funcionários por seu trabalho são maneiras pelas quais seu departamento de RH pode superar os desafios de RH em empresas iniciantes e dar a você uma vantagem sobre a concorrência.

Abrir uma empresa consome tempo, mas conhecer as estratégias de RH para startups e colocá-las em prática pode tornar isso mais fácil. Agora que você entende o papel do RH nas startups, defina um plano para estabelecer seu próprio departamento de RH e dar à sua startup a vantagem necessária para ter sucesso.

Precisando de ajuda? Conheça nosso serviço de “Apoio Jurídico ao RH”, com ele te ajudaremos com:

  • Notificações e advertências de funcionários
  • Cálculo de Folha
  • Acordos Trabalhistas
  • Benefícios Concedidos
  • Representação Sindical
  • Supervisão nos processos de admissão e demissão

Clique aqui e entre em contato.


Comentários

Recentes no nosso blog

Conteúdo jurídico para pequenas, médias e grandes empresas.

Receba todas as novidades por e-mail

Assine nossa newsletter e receba conteúdo do mundo jurídico diretamente no seu e-mail sem pagar nada por isso.