Os principais desafios de RH em empresas iniciantes

As startups são empresas dinâmicas e que se movem rapidamente, que não querem ficar atoladas por trabalho burocrático e regulamentos desnecessários.

No entanto, deixar de ter uma estratégia de RH em vigor para sua startup está se preparando para o fracasso no futuro.

Com quase metade de todas as pequenas empresas falindo nos primeiros quatro anos, você pode pensar que um departamento de RH simplesmente prejudicaria os resultados financeiros da empresa antes que ela decolasse. Então, as startups precisam de RH? Resumindo, sim; aqui está o porquê:

A necessidade de estratégias de RH para startups

Embora haja uma miríade de razões pelas quais uma nova startup pode falhar, ignorar a importância de uma estratégia de recursos humanos é a principal ruína das startups. Na verdade, as empresas falham 23% das vezes porque não têm as pessoas certas trabalhando em sua equipe. Uma solução sólida de RH para startups pode resolver esse problema. Contratar as pessoas certas para fazer o trabalho e implementar práticas sólidas (como fazem algumas das melhores empresas do mundo ) o ajudará a manter seus melhores desempenhos.

Como você inicia um departamento de RH?

Começar um departamento de RH não é um processo noturno, mas você pode começar com estas estratégias:

Aprenda prioridades e preocupações

startups inicinates
Tudo para RH de startups

Um departamento de RH de sucesso está baseado em conexões significativas. Construir essas conexões significa ter conversas com todos os níveis da equipe para aprender sobre suas prioridades e preocupações.

Reúna-se primeiro com a equipe executiva, seguida pela equipe gerencial. Peça aos diretores e gerentes recomendações sobre com quem falar entre os funcionários de nível inferior. Entrevistar gerentes de nível médio e funcionários regulares é crucial – eles são os que realmente entendem as rotinas do dia a dia e podem fornecer o insight de que você precisa para construir um plano de RH eficaz.

Crie um plano de RH substancial e realista

Depois de reunir todas as informações pertinentes, você precisará traçar um plano realista. Incorpore o feedback dos funcionários e alinhe o plano com a cultura e os valores do negócio. Mais importante, forneça soluções para as preocupações e problemas que permeiam o local de trabalho.

Talvez você descubra que a cultura da startup precisa de alguns ajustes durante esse processo. Você pode incorporar isso como parte de seu plano de RH e pensar em maneiras de ajudar a definir ainda mais a missão, os valores e as metas da empresa. As discussões com os funcionários podem ajudá-lo a solidificar esses componentes.

Você pode querer aprofundar isso em uma programação de 30-60-90 dias. Isso não apenas o ajudará a ficar em dia com suas responsabilidades, mas também fornecerá a oportunidade de se sincronizar periodicamente com a equipe executiva e receber feedback sobre o seu progresso.

Qual é o papel do RH nas startups?

Sem uma estratégia de RH em vigor para sua startup, você corre o risco de permitir que a negatividade e hábitos de trabalho tóxicos se estabeleçam no local de trabalho, levando à redução do moral dos funcionários e baixa retenção de funcionários. Aqui estão algumas das principais funções de RH que mantêm sua startup funcionando perfeitamente.

•         Proteção legal : uma das principais funções do RH é garantir que sua startup esteja cumprindo as leis e regulamentações estaduais e federais, para que você esteja protegido de possíveis processos judiciais.

•         Aquisição de talentos : um bom departamento de RH ajudará você a contratar os funcionários certos e garantir que haja procedimentos estruturados de integração em vigor.

•         Manutenção de registros : os departamentos de RH são responsáveis por manter registros de negócios, currículos, informações confidenciais e avaliações de desempenho; para rastrear o tempo de doença , férias e acidentes de trabalho; e para manter outros registros.

•         Criação de políticas : as políticas de RH fornecem aos funcionários um ambiente de trabalho estruturado. Seu departamento de RH pode considerar a criação de políticas sobre atrasos, benefícios, avaliações de funcionários, disciplina, políticas de internet, padrões de vestuário e aparência, férias e muito mais.

•         Treinamento de funcionários : O treinamento de novos funcionários não apenas o ajuda a vencer a concorrência, mas também é um fator importante na retenção de funcionários. De acordo com o Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho de 2018 do LinkedIn , 94% dos funcionários permaneceriam mais tempo no empregador se investissem mais no desenvolvimento de carreira.

•         Desenvolvimento da cultura da empresa : uma das funções do RH em uma startup é garantir que a empresa cumpra seus valores, contratando pessoas que estejam alinhadas com a visão da empresa.

Ao começar a definir essas funções, esteja ciente dos requisitos de RH definidos para pequenas empresas.

Quais são os requisitos importantes de RH para pequenas empresas?

Implementar soluções de RH para startups não precisa ser um obstáculo para sua empresa. Em vez disso, você pode organizar a estratégia de RH para sua startup de forma que crie um ambiente flexível que permita que sua empresa opere da maneira que você precisa. Para startups, maior flexibilidade é fundamental – sua organização pode construir uma solução de RH que atenda às necessidades de sua empresa, mantendo a flexibilidade para seus funcionários.

No entanto, mesmo que você escolha procedimentos a partir das estratégias de RH mais flexíveis, o papel do RH em uma startup ainda é fornecer a estrutura necessária, ajudá-lo a negar riscos e dar uma vantagem à sua equipe. Lembre-se de que sua principal prioridade é construir e manter um local de trabalho saudável e seguro.

Aqui estão três princípios básicos pelos quais você deve se esforçar:

•         Mantenha as pessoas seguras: observe as várias operações nas quais seus funcionários participam e avalie os riscos envolvidos. Existem perigos, como produtos químicos tóxicos ou áreas de trabalho mal projetadas que podem ferir os funcionários? Registre-os e implemente medidas de segurança, como manutenção semanal e treinamento de saúde e segurança no trabalho.

•         Forneça salários e benefícios: pague seus funcionários em dia e com precisão , e ofereça benefícios relevantes, como seguro saúde / visão / odontológico, folga remunerada e seguro de vida. Você pode fornecer um sistema de autoatendimento para garantir que eles tenham acesso a esses benefícios.

•         Entenda a lei: mantenha-se atualizado sobre as regras trabalhistas (licença médica, licença parental etc.) e, em seguida, estabeleça políticas claras para ajudar os funcionários a compreender seus direitos e as expectativas da organização . Também ajuda a manter o controle sobre as notícias do setor e checar periodicamente com a equipe executiva.

Quaisquer que sejam os desafios que encontrar, é importante sempre mostrar seu compromisso. Isso garantirá aos funcionários que você se preocupa com o bem-estar deles e pode conduzir um departamento de RH de sucesso.

Leia nossos artigos relacionados:

  • Por que RH para startups é uma coisa boa
  • Princípios fundamentais de recursos humanos que você precisa saber
  • Os principais desafios de RH em empresas iniciantes
  • Desafios e erros comuns de RH em empresas iniciantes
  • Lista de verificação passo a passo do departamento de RH para startups
  • Recursos humanos para startups: o que você precisa saber

Políticas de RH e benefícios para empresas iniciantes

Na energia e entusiasmo de um ambiente de inicialização, é fácil adiar a criação de políticas e procedimentos para RH. Embora possa não parecer importante quando você está tentando obter financiamento, encontrar funcionários e estabelecer uma fonte de receita para o negócio, não negligencie uma estratégia de RH para sua startup que inclua as políticas da empresa.

Ter políticas em vigor para benefícios de funcionários, código de vestimenta da empresa, licença médica, férias, conformidade, treinamento e muito mais irá beneficiar sua empresa e prepará-lo para o sucesso. Aqui estão algumas considerações para políticas que podem beneficiar sua startup:

Vestido e cuidados pessoais

A maneira como você estrutura seus padrões de vestuário e aparência depende do tipo de negócio que você dirige. As startups tendem a ser muito casuais com os códigos de vestimenta, mas ter padrões de vestimenta e aparência estabelecidos desde o início define a expectativa para o tipo de ambiente de trabalho que você terá. Mesmo um código de vestimenta casual deve esclarecer que roupas com furos, rasgos ou palavras ou imagens inadequadas ou ofensivas não são aceitáveis no local de trabalho. Também pode ser útil especificar se piercings ou tatuagens são aceitáveis em seu ambiente de trabalho.

Um código de vestimenta detalhado é ótimo para os funcionários e pode ajudar a elevar o moral deles. Saber que eles não terão que se preocupar com trajes ofensivos ou inadequados em seu ambiente de trabalho torna o trabalho uma experiência mais agradável para todos os envolvidos.

Tempo

Os funcionários precisam de uma folga para se recuperar, mas todos provavelmente conhecem alguém que passou o tempo por doença quando precisava apenas de um dia de folga. Embora o dia ocasional de folga por licença médica não seja um problema, você precisa ter políticas em vigor para esclarecer o que conta como licença médica excessiva. Isso ajudará seus funcionários a entender o que se espera deles, ao mesmo tempo em que protege a produtividade e a receita de sua empresa – o que é especialmente importante para startups onde as finanças já estão apertadas.

Benefícios do empregado

Como uma startup, você pode decidir fornecer benefícios aos seus funcionários ou pode optar por uma abordagem não tradicional, como ações da empresa. Independentemente do que você escolher, seu departamento de RH precisará certificar-se de que você atende a todas as regulamentações federais e estaduais e fornece todos os benefícios exigidos por lei.

Fornecer benefícios a seus funcionários ajuda a atrair ótimas pessoas para sua empresa e mantê-las. Além disso, oferecer benefícios como saúde pode ajudar seus funcionários a ter uma vida mais saudável. Cuide de seus funcionários e você manterá as melhores pessoas em seu setor.

Desafios em startups iniciantes
Desafios para startups iniciantes

Férias

O tempo de férias ajuda os funcionários a manter um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e ajuda a reter seus melhores talentos.

Cultura da empresa

As políticas de RH também podem incluir a cultura da sua empresa e aquilo em que você se concentrará. As startups tendem a definir sua cultura à medida que crescem, mas definir os termos da cultura de sua empresa pode ser muito benéfico no início e seu departamento de RH pode ajudá-lo a fazer isso. O RH também garantirá que estruture suas práticas de contratação para contratar pessoas que exemplifiquem os valores de sua empresa.

Precisando de ajuda? Conheça nosso serviço de “Apoio Jurídico ao RH”, com ele te ajudaremos com:

  • Notificações e advertências de funcionários
  • Cálculo de Folha
  • Acordos Trabalhistas
  • Benefícios Concedidos
  • Representação Sindical
  • Supervisão nos processos de admissão e demissão

Clique aqui e entre em contato.


Comentários

Recentes no nosso blog

Conteúdo jurídico para pequenas, médias e grandes empresas.

Receba todas as novidades por e-mail

Assine nossa newsletter e receba conteúdo do mundo jurídico diretamente no seu e-mail sem pagar nada por isso.