Princípios fundamentais de recursos humanos que você precisa saber

Os recursos humanos costumam ser vistos por empresários, gerentes e fundadores como algo de que você precisa, mas não tem impacto direto no crescimento de uma empresa

O RH é comumente considerado necessário para contratações, demissões e toda a papelada intermediária, mas não é realmente visto como uma área importante como vendas, por exemplo, que é vista como exigindo grande foco e recursos.

Na realidade, embora o departamento de RH e os recursos humanos sejam uma prática, agora é um dos aspectos mais críticos de qualquer negócio. Por quê? Porque para você sobreviver e expandir seus negócios antes dos concorrentes, você precisa encontrar, reter e motivar os melhores funcionários.

Com isso em mente, a seguir você encontrará quatro princípios fundamentais de RH para pequenas empresas para ajudá-lo a fazer com que seu departamento mais importante funcione da melhor maneira possível.

1. Contrate devagar

Quer use uma empresa de recrutamento ou não, um dos maiores erros que qualquer empresa comete é contratar novos funcionários muito rapidamente, geralmente levando a uma empresa que não emprega os melhores talentos disponíveis. Geralmente é o caso, pois os gerentes são muito rápidos para tomar decisões sobre contratação e veem isso como uma tarefa secundária.

Os resultados disso são desastrosos, já que o negócio, em muitos casos, vai sofrer as despesas de contratação, treinamento e perda / demissão de um funcionário porque o candidato errado foi contratado.

Empresas como Google e Facebook se orgulham de quanto tempo gastam em recrutamento e de como, em muitos casos, rejeitaram candidatos que os concorrentes aceitariam posteriormente. Frequentemente, eles realizam até 9 entrevistas para encontrar o candidato certo a empregar. Portanto, lembre-se de contratar devagar e evitar as dispendiosas dores de cabeça de contratar o candidato errado e obter os benefícios extremos de contratar o candidato certo.

2. Use tecnologia

À medida que entramos em uma era de mudanças tecnológicas sem precedentes, as empresas têm demorado a adotar a tecnologia na área de RH, apesar de sua abundância. Agora você pode receber um software de RH gratuito e pago que pode tornar os processos de recrutamento, gerenciamento e motivação de funcionários muito mais rápidos e bem-sucedidos.

departamento de RH

3. Torne todos responsáveis

Uma das coisas mais perigosas que uma empresa pode fazer é criar uma cultura em que ninguém seja responsável; isso pode levar a erros caros e uma perda geral dos padrões e da qualidade dos produtos ou serviços de sua empresa.

Para evitar essa situação desastrosa desde o início, você precisa criar uma cultura onde todos são responsáveis individualmente e como uma equipe. Você pode começar a fazer isso sendo claro desde o início sobre suas expectativas em relação aos novos funcionários e o que eles podem esperar de você. Você pode continuar a construir essa cultura , dando aos funcionários mais responsabilidade e recompensando aqueles que optam por assumir mais responsabilidades, mesmo aqueles que cometem erros honestos no processo.

4. Incentive a inovação

A questão é que a inovação geralmente vem de dentro de sua empresa e que um novo produto, serviço ou processo provavelmente virá de seus funcionários se você criar uma cultura de inovação.

Para começar a criar essa cultura, você desejará ter uma política de portas abertas de ideias, incentivar os funcionários a desenvolver e testar suas soluções e fornecer recursos para apoiar aqueles que apresentam projetos inovadores.

5. Manter relacionamentos com funcionários

As queixas dos funcionários podem acontecer e acontecem. Sua melhor abordagem para qualquer situação é estabelecer políticas para lidar com reclamações. Prepare-se para lidar com quaisquer preocupações dos funcionários, descrevendo o padrão de conduta de sua empresa, criando um plano para resolver os problemas e estabelecendo um sistema para coletar feedback dos funcionários.

Além de abordar as preocupações dos funcionários, você deve adotar uma abordagem individualizada para o envolvimento dos funcionários para manter os relacionamentos. Acompanhar uma vez por ano não vai resolver isso, e se você não considerar o engajamento e a satisfação dos funcionários, acabará tendo funcionários que se afastam do trabalho. Os funcionários precisam saber seu propósito na organização, encontrar significado em seu trabalho e adquirir habilidades para fazer bem seu trabalho. 

6. Desenvolver programas de treinamento e métodos de gestão de desempenho

Quando você está apenas começando seu novo negócio, treinar funcionários e avaliar seu desempenho pode não ser sua prioridade. Uma parte importante da configuração de um departamento de RH em uma startup é garantir que você esteja permitindo que os funcionários cresçam e desenvolvam suas habilidades e fornecer feedback apropriado para melhorias. Isso pode ser feito mantendo arquivos de pessoal e estabelecendo um processo de avaliação de desempenho.  Deixar de treinar funcionários pode resultar em baixo desempenho e perda de funcionários e pode prejudicar sua relevância no setor se não for verificado.

7. Use um Sistema de Informação de Recursos Humanos

Existe tecnologia para ajudar os departamentos de RH. Os Sistemas de Informação de Recursos Humanos podem ajudá-lo a controlar o tempo dos funcionários, recrutar novos funcionários, gerenciar salários e benefícios, automatizar tarefas administrativas, monitorar conformidade, manter registros e muito mais.

No entanto, você deve ter em mente que só porque um  sistema tem todos esses recursos, não significa que sua empresa precise gastar o dinheiro extra para comprar tudo. Avalie o tamanho da empresa, as necessidades da folha de pagamento, o setor e o orçamento para determinar quais ferramentas você realmente precisa e qual seria a cereja do bolo.

As startups têm recursos limitados e precisam se concentrar no essencial.

Leia nossos artigos relacionados:

  • Por que RH para startups é uma coisa boa
  • Princípios fundamentais de recursos humanos que você precisa saber
  • Os principais desafios de RH em empresas iniciantes
  • Desafios e erros comuns de RH em empresas iniciantes
  • Lista de verificação passo a passo do departamento de RH para startups
  • Recursos humanos para startups: o que você precisa saber

8. Prepare-se para auditorias

Outro ponto importante a ser considerado ao detalhar sua política de RH é ter em mente que você será auditado em algum momento. Antes que isso aconteça, seu departamento de RH deve estabelecer áreas para revisar e verificar a conformidade, bem como garantir que atendam às necessidades do gerente e dos funcionários. Algumas dessas áreas podem incluir:

Informação da Política

•         Recrutamento

•         Orientação e Treinamento

•         Políticas da empresa

•         Benefícios

•         Folha de pagamento

•         Estrutura Salarial

•         Relações entre empregados

Documentos

•         Estratégia Organizacional

•         Plano de Segurança

•         Arquivos de pessoal

•         Avaliações de Desempenho

•         Estratégia Organizacional

9. Crie um plano de ação   

A criação de um plano de ação detalhado para implementar esses pontos-chave na lista de verificação de inicialização do departamento de RH é crucial para obter a aprovação da gerência e garantir que todos estejam em sintonia com os orçamentos e ações de RH. A gerência pode então categorizar os projetos por nível de prioridade e ajudar o RH a criar um cronograma do projeto para a implementação de cada ação.

Parte do seu plano de ação deve ser a criação de um manual do funcionário que detalha as políticas de RH, como benefícios, compromissos, oportunidades iguais, práticas de emprego, remuneração, questões de segurança, consequências por má conduta e licença. Isso garante que os funcionários estejam na mesma página e não se confundam com as novas políticas e procedimentos. Isso também ajudará a responder a muitas perguntas básicas dos funcionários que, de outra forma, ocupariam um tempo valioso do departamento de RH.

Não é ciência, mas é RH

Tudo que preciso saber sobre departamento de RH

Levar o RH a sério e trabalhar para melhorar a função de RH de sua empresa é uma de suas principais responsabilidades como fundador, proprietário de empresa, gerente ou empresário. Desenvolver sua equipe, sua empresa ou seu departamento de uma perspectiva de pessoal deve ser um foco estratégico claro para o futuro.

Precisando de ajuda? Conheça nosso serviço de “Apoio Jurídico ao RH”, com ele te ajudaremos com:

  • Notificações e advertências de funcionários
  • Cálculo de Folha
  • Acordos Trabalhistas
  • Benefícios Concedidos
  • Representação Sindical
  • Supervisão nos processos de admissão e demissão

Clique aqui e entre em contato.


Comentários

Recentes no nosso blog

Conteúdo jurídico para pequenas, médias e grandes empresas.

Receba todas as novidades por e-mail

Assine nossa newsletter e receba conteúdo do mundo jurídico diretamente no seu e-mail sem pagar nada por isso.