Blog

Como evitar golpes em sites de compras falsos

Escrito por Dr. Adriano Hermida Maia | Sep 17, 2022 2:33:58 PM

Um golpe na venda de objetos ou serviços é mais simples se a relação entre comprador e vendedor ocorrer à distância . Se na praça de um mercado um vendedor vende um saco de nozes, mas entrega um saco de pedras, o comprador percebe, ou pelo menos pode notar em pouco tempo.

Além disso, o golpista terá uma identidade referente às características faciais de um rosto e a um local geográfico preciso.

No online perdem-se essas certezas sobre a identificação, pois qualquer pessoa pode ter qualquer nome e pode ter qualquer aparência , ou até mesmo nenhuma.

Além disso, o golpe pode ser perpetrado de qualquer lugar do mundo. Um fornecedor pode alegar ser de São Paulo, mas operar em Toronto, Canadá. Se não houver garantias upstream oferecidas pela plataforma de vendas sobre a identidade dos vendedores e como rastreá-los, todo vendedor - mas também o comprador - é um gigantesco ponto de interrogação.

É por isso que quando você compra mercadorias novas em uma loja de comércio eletrônico da qual nunca ouviu falar ou usa mercadorias de um mercado digital, precisa prestar mais atenção. Porque tudo pode ser tudo e os bens à venda podem nem existir.

As lojas online falsas, como saber se estamos acabando em uma farsa

Uma loja online já não é segura só porque é "uma loja". Essa loja também pode ser falsa, e na rede não há necessidade de alugar armazéns ou instalações: basta ter conhecimentos informáticos suficientes para criar uma montra online , mesmo bem feita, mas ligada a uma atividade comercial inexistente.

O site falso pode ter tirado fotos dos fabricantes das mercadorias . E o pedido que for feito e pago pelo comprador será referente a mercadorias inexistentes, pois não há armazém. Não existe tal atividade.

 

De olho para o preço muito baixo

Se um site do qual você nunca ouviu falar vende mercadorias a preços extremamente bons, ele deve tocar imediatamente o alarme. Os golpistas costumam vincular preços vantajosos a produtos atraentes que acabaram de ser colocados no mercado. Mas é muito difícil que um produto tenha grandes descontos no início de sua vida comercial . Se isso acontecer, você precisa entender quem está oferecendo a promoção e buscar informações na loja online.

 

Pesquise avaliações da loja online

Ao se deparar com uma loja online da qual você nunca ouviu falar, a primeira coisa a fazer é procurar opiniões sobre ela . Existem sites que coletam avaliações de clientes e permitem que você tenha uma visão geral. Por si só não são uma ferramenta infalível, pois se as avaliações de uma loja são poucas e todas positivas, também podem ser falsas. Mas a loja também pode ter aberto recentemente.

De qualquer forma, recomendamos focar nos negativos que podem contar sobre experiências desagradáveis e dar indicações a esse respeito.

Portanto, as opiniões de outros clientes têm valor, mas precisam ser contextualizadas . Eles são principalmente necessários para começar a testar as águas.

 

Fique atento às formas de pagamento

No entanto, se os golpistas optaram sabiamente por emprestar o número de CNPJ de uma empresa semelhante à que fingem ter, pode ser útil verificar quais métodos de pagamento são aceitos pela suposta empresa.

Não se limite ao que está escrito no site nos termos e condições, pois podem ter sido retirados de qualquer outra loja online. No entanto, se já no FAQ for feita referência a sistemas de pagamento não rastreáveis ou bizarros, é melhor escapar desse site o mais rápido possível.

Como abrir os olhos antes que seja tarde demais

 

O preço, se for muito baixo, é suspeito

O primeiro conselho a dar a quem pretende comprar nos mercados digitais de usados é olhar para o preço dos bens. Um preço muito barato é muitas vezes suspeito.

Se for um objeto com mercado já estabelecido, é possível fazer uma comparação com o preço médio pelo qual o usado é oferecido . Também pode ser que a pessoa que vende esse item tenha pouca experiência em um setor específico e ignore o preço médio, mas outras verificações são preferíveis.

Um preço baixo pode, portanto, ser um arenque vermelho. Atrair potenciais compradores para iniciar algum tipo de golpe.

 

Quero mais fotos, obrigado

As fotos de um objeto usado devem ser as de um "objeto usado", ou pelo menos reais. Os anúncios que exibem a imagem de um ativo retirado do site do fabricante devem ser vistos com certa desconfiança . Esse item à venda pode realmente não existir.

Além disso, em caso de dúvida, você pode solicitar ao vendedor mais fotos do item . Se ele demorar (muito tempo) e disser que não pode fazer isso, é melhor deixar o negócio em paz.

 

Apenas os dados que você precisa

Nunca forneça mais dados do que você precisa para concluir a venda . O vendedor não precisa de uma cópia do seu bilhete de identidade e não tem interesse em saber os detalhes do seu cartão de crédito. Um particular não pode ser pago com cartão de crédito, porque não pode aderir a um circuito bancário. Nunca forneça senhas ou códigos de qualquer tipo.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, recomende e compartilhe.

Dr. Adriano Hermida Maia (LinkedIn)

Advogado e sócio do escritório Hermida Maia, Docente, especialista em Crimes Digitais, Pós-Graduado em Processo Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, MBA em Contabilidade & Direito Tributário com ênfase em risco fiscal.

Visite nosso site: https://hermidamaia.adv.br