Skip to content

A importância da advocacia preventiva no suporte jurídico

A prevenção é rei. Adequado para proprietários de pequenas e grandes empresas. Compreenda o que é a lei de prevenção e seu papel estratégico no desenvolvimento de atividades comerciais estáveis e bem-sucedidas.

O famoso provérbio popular diz: “É melhor prevenir do que remediar” e “Se o conselho for bom e ninguém der, venda-o”. Para contornar as regras, em princípio, gostaria de dar algumas sugestões no sentido de esclarecer a chamada advocacia preventiva.

 

Prevenção é esperada. É como “colocar-se no lugar certo com antecedência para evitar que problemas aconteçam ou se agravem”, então pode-se dizer que a prevenção, em suma, é a melhor forma de proteção para garantir que você esteja protegido de problemas e despesas desnecessárias. .

Para pessoas que gostam de viver perigosamente e têm muita adrenalina, correr riscos pode ser uma coisa boa, mas para a vida pessoal e para os esportes, especialmente quando não há envolvimento de terceiros, esse é realmente o caso. Porém, na vida empresarial, a segurança proporcionada pela previsibilidade e prevenção pode significar o bom andamento das atividades normais, a manutenção da situação financeira da empresa e a preservação dos empregos.

Atividades empresariais

Nesse sentido, é importante ressaltar que as atividades empresariais devem ser realizadas com o amparo de leis preventivas, que podem evitar problemas e evitar algumas “dores de cabeça” evitáveis se seguirem as advertências e advertências da assessoria jurídica. Mas a “consulta” deixou de ser gratuita, porque envolve mais do que uma simples “consulta”, mas sim uma consulta profissional, ou seja, já estamos no âmbito das atividades jurídicas típicas.

Na verdade, o nome específico não importa porque o objetivo principal é tentar prevenir problemas (previsíveis e, portanto, evitáveis), a complicação de possíveis litígios e o que enfrentamos.

É fácil perceber que, se tempo, energia e recursos não forem desperdiçados em disputas evitáveis, as atividades comerciais fluirão com mais naturalidade. Porém, mesmo os empresários com mentalidade beligerante focam nas disputas e é difícil chegar a um acordo, o que costuma ser muito prejudicial para a própria atividade.

As empresas que buscam reduzir a probabilidade (ou número) de ações judiciais contra si mesmas têm mais tempo para negociar melhor, construir uma imagem mais forte e respeitável e construir relacionamentos mais saudáveis e seguros com clientes e até fornecedores. E, o mais importante, pode gerar mais lucros.

Mas o que exatamente é uma advocacia preventiva? É o aconselhamento prestado por profissionais do direito em todas as áreas envolvidas na atividade empresarial que visa agir antecipadamente e tomar uma atitude proativa no tratamento dos assuntos jurídicos de forma a prevenir e evitar o conhecimento dos problemas, o que acarretará elevado custo de soluções.

Figure 2: Entregando envelope para outra pessoa

Advocacia preventiva

Neste caso, a advocacia preventiva tem-se revelado um importante aliado dos empresários, trata-se de um verdadeiro investimento que trará benefícios significativos não só no estrito domínio financeiro, mas também ao nível da poupança de tempo, que poderá servir para incrementar as vendas e outras atividades próprias do seu negócio, este é precisamente o tempo que não será tomado por exigências fúteis graças a uma orientação profissional sábia e prévia.

A ideia é exatamente esta: prestar ajuda antes de tomar decisões e obter a intervenção do advogado muito antes de existirem exigências judiciais ou extrajudiciais, eliminando ou minimizando o custo, a pressão e o desgaste natural que cada disputa costuma acarretar. Vale a pena lembrar outro ditado popular: “Negócios ruins são melhores do que disputas.”

Não se deve esquecer que as atividades empresariais são afetadas por uma série de legislações, como tributos, obrigações trabalhistas e tributárias, relacionamento com fornecedores e consumidores, execução e rescisão de contratos e muitas outras peculiaridades, todas indicando a necessidade de uma assistência efetiva dos empresários, para que se dedique com calma às coisas que constituem a essência do seu negócio.

Com as leis preventivas, as relações de custo-benefício mostram-se mais lucrativas economicamente, mesmo quando comparadas aos custos (e falsos benefícios) gerados por litígios, por exemplo, aumento de taxas e custos. Perdas em contencioso, conhecimento profissional, honorários advocatícios, multas, possível apreensão de bens, congelamento de contas bancárias.

Conforme mencionado anteriormente, não é nem mesmo possível comparar uma situação com outra. A lacuna é muito significativa.

Conclusão

Em suma, pode-se dizer que o trabalho de prevenção tem um significado estratégico no próprio campo empresarial e no campo jurídico. Isso vale para qualquer empresa (de pequeno a grande empresário). Para quem está planejando fazer negócios e recebe um bom atendimento , eles Tendo tempo para executar seus projetos, implementar suas ideias e desenvolver seus negócios, isso os coloca à frente da concorrência.

Principalmente em tempos de crise, como é o caso do Brasil, que vive hoje, não é razoável perder o precioso tempo dos empresários sem motivo por causa de problemas sem importância ou de fácil solução. Deve procurar simplificar o que é possível para que toda a atenção possa ser focada nas coisas que são verdadeiramente dignas de prioridade, nomeadamente os produtos ou serviços típicos da empresa, estratégias de marketing, etc.

Enfim, nada melhor do que ter condições suficientes para realizar as atividades com mais calma, precisão e bom senso, o que, infelizmente, nem sempre acontece no período da “vaca magra”, quando costuma haver dor e ansiedade.

Não basta um bom barco para navegar em mar agitado, o braço do timoneiro é indispensável, sob a orientação afirmativa de quem sabe guiar o caminho.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, recomende e compartilhe.

Dr. Adriano Hermida Maia (LinkedIn)

Advogado e sócio do escritório Hermida Maia, Docente, especialista em Crimes Digitais, Pós-Graduado em Processo Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, MBA em Contabilidade & Direito Tributário com ênfase em risco fiscal.

Visite nosso site: https://hermidamaia.adv.br

Comentários