Skip to content

Por que os Recursos Humanos e o Jurídico devem trabalhar juntos?

Atualmente, no país, é imprescindível pensar em uma gestão qualificada para a sua startup em que haja uma integração entre o departamento jurídico e os recursos humanos da sua empresa

Isso porque a rotatividade dos colaboradores, a economia instável e o despreparo de alguns setores de RH acabam contribuindo para o alto número de encargos trabalhistas, admissões e rescisões.

Possuir uma advocacia preventiva nesse cenário é um dos principais elementos para sair na frente da concorrência, controlar perdas e despesas e focar no desenvolvimento da sua startup.

Advocacia preventiva: como fazer a parceria entre o jurídico e o RH?

Integrar os dois setores da sua startup é possível e uma ótima estratégia de negócio, ainda mais quando idealizado de forma preventiva, ou seja, atuando em conjunto desde o início.

Muitas vezes o apoio jurídico é lembrado somente na hora dos processos, para resolver pendências perante a lei.

Porém, o mais indicado é que ele realize o suporte ao recursos humanos já na elaboração de padrões e contratos, como no planejamento salarial dos profissionais, no vínculo trabalhista, nos contratos de trabalho e nos cálculos de verbas indenizatórias e rescisões.

Isso será fundamental para que o resultado final do número de encargos trabalhistas seja positivo. Além do que, dessa forma evita-se a criação de um passivo oculto, essencial para futuras aquisições ou fusões que venham a ocorrer na startup.

Para realizar a parceria, é só integrar os setores quando há um quadro jurídico instalado dentro da empresa, ou contar com uma assessoria jurídica externa, como a que disponibilizamos aqui na Hermida Maia.

Como o apoio jurídico online pode beneficiar o recursos humanos da sua startup?

Ter uma assessoria jurídica especializada fora da empresa, mas com atendimento online e constante é uma ótima opção.

Isso porque o custo é mais barato do que manter o time em regime de contratação no local, e ainda assim você consegue manter um quadro de funcionários juridicamente saudáveis, reduzindo encargos trabalhistas com o trabalho integrado da equipe com o RH.

Nosso suporte é realizado através de planos, onde você pode optar qual o mais indicado para sua estrutura, englobando serviços como supervisão de procedimentos, validação contábil e representação sindical.

Este serviço é destinado para empresas que buscam o controle jurídico total dos vínculos trabalhistas. Para conferir mais detalhes, é só clicar aqui

Admissão, rescisão, encargos trabalhistas… Proteja sua startup com a prevenção!

Muitas empresas cuidam das questões trabalhistas com cautela, porém nem sempre esse retorno acontece do outro lado e o resultado pode ser tão desastroso a ponto de acabar com o seu negócio.

Então o melhor caminho — e mais seguro — é contar com a assessoria jurídica sempre junto ao RH, de forma a proteger o patrimônio da sua empresa e todo vínculo trabalhista que venha a surgir.

É uma decisão importante e crucial para o crescimento da sua startup!

Atenção: diferenças entre compliance e jurídico

Apesar de serem um pouco parecidos, o setor de compliance possui um caráter muito mais de prevenção do que de suporte em casos que já estão em andamento, como processos, ou mesmo consultoria a outros setores da empresa com conflitos judiciais.

São figuras diferentes e que devem estar alinhadas em sua startup, para que o todos os esforços sejam convertidos para o mesmo caminho e buscando o melhor resultado para o negócio.

Como está o seu departamento de Recursos Humanos? Amparado juridicamente de forma correta para prevenir sua empresa e obter os melhores resultados para a sua startup?

Conte com uma advocacia preventiva através do nosso suporte jurídico online!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, recomende e compartilhe.

Dr. Adriano Hermida Maia (LinkedIn)

Advogado e sócio do escritório Hermida Maia, Docente, especialista em Crimes Digitais, Pós-Graduado em Processo Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, MBA em Contabilidade & Direito Tributário com ênfase em risco fiscal.

Visite nosso site: https://www.hermidamaia.adv.br

Comentários